segunda-feira, janeiro 29, 2007

Parabéns Mana!


Hoje chove muito
O vento forte esvoaça,
gela e vibra na ponta das orelhas…
Chovia assim quando nasceste.
Não me recordo muito bem desse dia.
Estava na escola, a tua amada escola.
Alguém, talvez a Bia, bateu à porta.
Tinhas nascido, estavas bem …
Dois quilos e novecentas no dia vinte e nove.

Recordo-me de ti apenas pela roupa,
As feições, tantas vezes repetidas na roupagem doutros,
Foram-se, transformaram-se apenas na memória do que senti,
no primeiro momento em que te vi.

Estranheza… o que senti foi estranheza.
O teu corpo, boneca de trapos, trazia defeitos.
Não reclamei… olhei!
Tinhas buracos atrás das orelhas,
Sinais estranhos, olhos azuis (lindos) onde deviam ser brancos.
Parecias perfeita, perfeitamente ao contrário.
Estranha!

Era como se fosses eu sem mim,
Como se fosses eu de dentro para fora.
Estranhei-te também por isso.
Adorei-te também por isso.

Hoje, catorze, estranho-te, amo-te,
como no dia em que chovia muito
e as pessoas diziam “criança molhada é criança abençoada!”

segunda-feira, janeiro 22, 2007

PADI welcome's me!!!! Finally...

Pois é cambada, mais uma vou partilhar algo que vocês podem-se perguntar: "Who cares?" mas "What fuck.." apetece-me! Hoje foi um dia catita, finalmente acabei o meu tão desejado curso de mergulho pela Nautilus, fui instruído pelo Pauleta e pelo Hubert, que são um belo exemplo da excelência e daquilo que deve ser um instrutor. Obrigado aos dois!!!!
Passei por peripécias engraçadas hoje durante o mergulho, felizmente todas corram bem, mas que me deu "a tal" perspectiva que o mergulho é fantástico, mas que devemos muito respeito a esta prática e principalmente ao mar. Aprendi muito hoje :)
Só me resta dizer atenção sargos, safios, robalos e afins, este mano aqui vai começar a tirar-vos o azimute por estas costas portuguesas (assim o espero..)
Grande dia:)
Abraços e cachaços

P.S: Vai na volta ainda viro um mergulhador como este, o famoso "mergulhador de banheira" Hope not ;)

domingo, janeiro 14, 2007

Mudastiiiii...mudastiiiii....pa PIOR, meu cabeça de atum!!!!

Enquanto uns neste blogue falam sobre assuntos sérios, como é o caso Bojangles e da Mansa, em que um tem os seus devaneios de cientista maluco que lhe dá muito na ciência ;) e o outro que opina sobre a relatividade que a cor pode ou transparece para certas amizades, este besta quadrada que sou eu, decide gozar com a sua própria figura para o deliciar de várias pessoas que vêm este blogue (espero eu...)

Acho que a figura abaixo ilustra bem a tristeza a que biólogo estagiário chega depois de várias horas de trabalho....e ainda pior faz um post sobre isto...Estou perdido!!!!


Abraços e cachaços


P.S – Para todas as giraças que neste momento vêm o blogue não se assustem, aqui o menino já tirou o “farfalhudo” da cara e encontra-se com barba novamente ;)

sábado, janeiro 13, 2007

Is there SCIENCE in NATURE: Sexo diferente!

As edições desta semana da Nature e da Science têm dois artigos ligados a sexo que, como normalmente acontece quando o tema é sexo, são muito interessantes.

Na revista Nature pode ler-se “Draft genome sequence of the sexually transmitted Trichomonas vaginalis”. A palavra que me chamou a atenção para este artigo foi, como seria de esperar “vaginalis”. Segundo me foi indicado o nome deste parasita significa “não metas a mona (trachimonas) nessa vagina (vaginalis)”. Já pensaram como deve ter sido dura a vida dos tipos que deram nome a esta espécie. Imaginem só como será recolher material biológico. Deve ser o pior trabalho de campo que já existiu. Ter de investigar todas essas vaginas infectadas. Ou o pior de tudo… como esta doença também existe em homens… ter de investigar pénis podres!!!
Em mulheres a patologia originada pelo “não metas a mona nessa vagina” chama-se vaginite e em homens pode dar origem a uretrite ou prostatite. Trata-se de uma doença importante, principalmente em África, onde aparece em conjunto com outras doenças, e para além disso o “não metas a mona nessa vagina” têm uma estrutura celular muito interessante… mas a parte da recolha de material é de certeza muito desmotivante!


Na Science vêm o brutal artigo intitulado “Genetics and Bissexuality”. Para vos demonstrar a brutalidade deste artigo (baseado num outro publicado nos Proceedings of The Royal Society), aqui têm o resumo transcrito:

A population-genetic model indicates that if there is a gene responsible for homosexual behaviour it can readily spread in populations. The model also predicts widespread bisexuality in humans.

Muito basicamente, o que este artigo nos diz é que se a homossexualidade tiver uma base genética e se ser “algo gay” fornecer vantagens relativamente a indivíduos totalmente heterossexuais, o “alelo gay” será mantido na população. Noutro caso, se por exemplo o “alelo gay” levar à perda de fitness (que é a capacidade de um individuo produzir descendência, também ela capaz de se reproduzir) nos machos mas levar ao ganho em fêmeas, o “alelo gay” pode vir a ficar fixo na população – ou seja todos os indivíduos serem homozigóticos para este alelo. Tal levaria à difusão da bissexualidade (assumindo que a reprodução ocorre apenas por métodos naturais).
Por isso próxima vez que disseres: “Cada vez há mais!”, pensa bem, porque tu podes ser o próximo a entender a tua base genética!!!
PS.: Talvez isto seja o começo de mais uma série... em estreita colaboração com a Nature e a Science.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Objectivo Revelado!

No dia 1 de Dezembro de 2006, anunciei, neste blog, o objectivo do meu estágio. Desde esse momento os milhares de fãs que diariamente visitam este blog têm se perguntado Porquê? (mesmo que tal não tenha acontecido, agora é o momento mais aguardado... eu vou dar a resposta que todos ou só alguns ou só um ou dois ou ninguém há muito esperava).

Há muito, muito tempo, quando o César era uma criança, as pessoas começaram a aperceber-se que a incidência da malária humana era maior em regiões húmidas e pantanosas. Regiões essas que, algumas vezes, têm um cheiro característico (quando sentimos esse cheiro, a expressão que costuma sair é "cheira-me a merrrda!"). Como nessa altura eles não eram lá muito espertos (nem havia Twix!), pensaram que seria o mau ar dessas regiões que infectava as pessoas... ou em latim, havia um "mal aria" tão mau que até dava dores de cabeça e vómitos, e mais uma ou duas coisas chatas! (Benper... esta parte deve ter feito com que te lembres de alguma coisa). Já que eu ando a tentar ver como é que certos factores influenciam o sexo desta bicharada e qual o impacto destes em termos evolutivos, posso claramente dizer que ando a estudar a "evolução sexual do ar que cheira mal"!!!

terça-feira, janeiro 09, 2007

AMIZADES...o porquê de (algumas) serem COLORIDAS!!

Ao fim de muito tempo (já com alguma experiência....mas não muita), tempo este suficiente para poder investigar e pesquisar mas, principalmente, aprender sobre este assunto deveras interessante.....decidi mostrar o que agora sei sobre ele!
Amizade: “é uma relação social voluntária e íntima (intimidade é meio caminho andado para a cor ser atingida). O comportamento, as atitudes para com os amigos, assim como os valores que presidem à amizade (a cor não pode ser um desses valores) variam segundo as sociedades e a história. (...) Assim, a ajuda mútua, a reciprocidade e a confiança entre os amigos perduram para além da mudança de sociedades, embora variem os seus conteúdos concretos.”
Cor (os seus atributos psicológicos): “claridade (associada à excitação da fonte luminosa do objecto), o tom, a saturação, o tamanho, a forma, a localização, etc. Os efeitos psicológicos da cor são acompanhados de efeitos psicológicos que alteram as tensões sanguínea e nervosa.”
A julgar por estas interpretações que encontrei num dicionário será fácil perceber o porquê de tais amizades serem conhecidas como coloridas: para começar são totalmente voluntárias, ou seja, só és amigo se quiseres (mas a sê-lo tens de ser a tempo inteiro) e só tens cor se quiseres e, aí sim, quando quiseres! A cor da amizade sim, essa não só é voluntária como é espontânea e totalmente imprevisível.
Agora vou só passar à interpretação que faço de alguns atributos psicológicos (e alguns físicos) que a cor do objecto tem, ou seja, o próprio objecto (neste caso o objecto é o amigo/a colorido/a: a claridade - está associada à excitação da fonte luminosa do objecto... (é preciso dizer qual é a fonte luminosa deste objecto?? Penso que não, mas se ainda não perceberam é só ficarem atentos aos restantes atributos; a saturação – não deve nunca estar associada a uma amizade colorida, caso contrário poderá acabar com ela; o tamanho – a importância que lhe damos depende muito da prestação do amigo/a colorido/a (em caso de namoro, isto é, quando o coração toma conta de nós, a importância diminui significativamente mas......não desaparece na totalidade); a localização - é muito importante que o nosso amigo/a saiba bem, tal como nós, qual é a sua posição na relação, ou seja, não deve chatear e nem deixar que o outro chateie...caso contrário, poderá atingir-se a saturação (que nestes casos é atingida com bastante mais facilidade do que em caso de namoro).

P.S.:O que houver a acrescentar digam-me! Estamos sempre a aprender.