terça-feira, janeiro 09, 2007

AMIZADES...o porquê de (algumas) serem COLORIDAS!!

Ao fim de muito tempo (já com alguma experiência....mas não muita), tempo este suficiente para poder investigar e pesquisar mas, principalmente, aprender sobre este assunto deveras interessante.....decidi mostrar o que agora sei sobre ele!
Amizade: “é uma relação social voluntária e íntima (intimidade é meio caminho andado para a cor ser atingida). O comportamento, as atitudes para com os amigos, assim como os valores que presidem à amizade (a cor não pode ser um desses valores) variam segundo as sociedades e a história. (...) Assim, a ajuda mútua, a reciprocidade e a confiança entre os amigos perduram para além da mudança de sociedades, embora variem os seus conteúdos concretos.”
Cor (os seus atributos psicológicos): “claridade (associada à excitação da fonte luminosa do objecto), o tom, a saturação, o tamanho, a forma, a localização, etc. Os efeitos psicológicos da cor são acompanhados de efeitos psicológicos que alteram as tensões sanguínea e nervosa.”
A julgar por estas interpretações que encontrei num dicionário será fácil perceber o porquê de tais amizades serem conhecidas como coloridas: para começar são totalmente voluntárias, ou seja, só és amigo se quiseres (mas a sê-lo tens de ser a tempo inteiro) e só tens cor se quiseres e, aí sim, quando quiseres! A cor da amizade sim, essa não só é voluntária como é espontânea e totalmente imprevisível.
Agora vou só passar à interpretação que faço de alguns atributos psicológicos (e alguns físicos) que a cor do objecto tem, ou seja, o próprio objecto (neste caso o objecto é o amigo/a colorido/a: a claridade - está associada à excitação da fonte luminosa do objecto... (é preciso dizer qual é a fonte luminosa deste objecto?? Penso que não, mas se ainda não perceberam é só ficarem atentos aos restantes atributos; a saturação – não deve nunca estar associada a uma amizade colorida, caso contrário poderá acabar com ela; o tamanho – a importância que lhe damos depende muito da prestação do amigo/a colorido/a (em caso de namoro, isto é, quando o coração toma conta de nós, a importância diminui significativamente mas......não desaparece na totalidade); a localização - é muito importante que o nosso amigo/a saiba bem, tal como nós, qual é a sua posição na relação, ou seja, não deve chatear e nem deixar que o outro chateie...caso contrário, poderá atingir-se a saturação (que nestes casos é atingida com bastante mais facilidade do que em caso de namoro).

P.S.:O que houver a acrescentar digam-me! Estamos sempre a aprender.